Hyperloop: Conheça O Trem Que 'voa' Em Um Túnel A Vácuo | Descomplica 365

Publicado em 21/05/2023 23:04
Hyperloop: conheça o trem que 'voa' em um túnel a vácuo

O projeto de um trem que levita e praticamente voa dentro de um túnel a vácuo está recebendo fortes investimentos na Europa e pode cortar o tempo de viagem em um quarto. O Fantástico visitou uma das empresas que desenvolve o Hyperloop.

A ideia do novo transporte é poder reservar um assento no celular, chegar à estação na hora do embarque, em uma cabine de até 60 lugares e reduzir o tempo de viagem para até um quarto do que seria de trem.

“A primeira rota para testes vai ser curta, entre um e três quilômetros, só pra mostrar que o hyperloop funciona, e que você vai chegar vivo e inteiro ao seu destino”, diz Mars Geuze, fundador da Hardt Hyperloop.

A promessa é de empresa holandesa. Há oito anos, os seus fundadores começaram essa viagem em uma competição para desenvolver esse trem de levitação magnética.

Trens com essa tecnologia já existem pelo mundo. Na China, no Japão e até no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mas são experiências em trajetos curtos: na China, por exemplo, vai do Centro de Xangai até o aeroporto. A diferença agora é que o Hyperloop vai andar dentro de um túnel despressurizado.

Energia e atrito

Em um trem de alta velocidade, o atrito das rodas com o trilho e a resistência do ar consomem boa parte da energia necessária para ele se deslocar.

Nos trens que levitam por magnetismo, não existe atrito das rodas com o trilho. Para se deslocar, ele consome bem menos energia.

A vantagem do Hyperloop seria que ele não só levita e, portanto, não perde energia no atrito com o trilho, como ele se move dentro de um túnel de baixa pressão. A resistência do ar é muito pequena e por isso, ele é muito rápido e muito econômico.

Você pode gostar

© 2024 - Descomplica 365